Como desenhar o logótipo perfeito?

Os logótipos são muito mais do que simples símbolos. São ícones. Pense no logótipo da Apple, da Nike ou da Mercedes. De certeza que imediatamente associou ideias e imagens a cada um deles. Este é precisamente o principal objetivo de um bom logótipo: ficar na memória das pessoas.
 
Nunca é demais relembrar que o logótipo transmite a cara da sua empresa e representa todo o seu negócio num pequeno espaço visual. Por isso, a arte de o conceber tem de ser meticulosa e muito bem pensada: desde as cores principais, cores secundárias até ao espaço utilizado. 
 
Durante a fase de ideias e de pesquisa, há questões cruciais que deve colocar-se, tais como: será que o seu logótipo atrai ou repele as pessoas? É bastante destacado ou mais apagado? Identifica claramente a sua marca ou confunde-se com a dos concorrentes? 
 
A resposta a estas perguntas é o seu ponto de partida. À medida que vai criando o seu logótipo, tenha em atenção os seguintes conselhos.
 
Seja aliciante: o seu logótipo deve, em primeiro lugar, agradar e atrair o seu público alvo;
 
Seja único: torne o seu logótipo memorável e evite clichés ou escolhas demasiado óbvias;
 
Seja intemporal: torne o seu logótipo relevante para sempre, evite designs e estilos de letra da moda;
 
Seja inovador: não siga modas ou tendências, invente-as ou reinvente-as;
 
Seja simples: não se preocupe em ser tão meticuloso, às vezes uma ideia simples é muito mais incisiva a transmitir uma marca, veja o caso da Nike ou da Apple;
 
Seja consistente: tenha em atenção o equilíbrio do espaço (especialmente do espaço em branco), pesquise sobre a psicologia das formas (logótipos em forma de círculo apelam mais à união e à comunidade; em forma de quadrado transmitem mais profissionalismo e segurança; em forma de triângulo são mais poderosos), utilize a cor para reforçar a sua mensagem;
 
Tenha atenção aos tamanhos: verifique se o seu logótipo continua bom em vários tamanhos (adaptável a várias plataformas); teste a cor, verifique se funciona tanto a preto e branco como a cores (deve ser facilmente identificável e ter uma imagem limpa mesmo quando é impresso a preto e branco).


Partilhar

Novidades recentes