Quais os impactos da privacidade do iOS 14 nos anúncios do Facebook

Com o lançamento da versão iOS 14, os anunciantes foram drasticamente limitados. A Apple deu um grande passo na protecção de dados.
 
Apesar de estarmos a falar do Facebook, a actualização do iOS 14, também afecta outras redes sociais como o Tio Tok, Linkedin, Pinterest.
 
Com esta nova actualização os anunciantes terão grandes restrições quando se trata de segmentações, relatórios ou rastreamento.
 
Vamos explicar todas as mudanças importantes, para que saiba como proceder desde a nova actualização e quais as limitações.
 
Protecção de dados iOS 14 e as campanhas de publicidades do Facebook
 
Com a nova actualização, a Apple aumentou significativamente a privacidade dos utilizadores e limitam o rastreamento de anúncios.
 
Os utilizadores da Apple serão questionados através de um optou-in de rastreamento se eles concordam ou não com o rastreamento. A introdução do opt-in de rastreamento afeta todas as aplicações que estão instaladas na App Store.
 
O rastreamento opt-in da Apple é como uma caixa de cookies que pode encontrar em todos os websites. No entanto antes de utilizar a App os utilizadores, podem decidir os cookies que dão permissão e quais os dados que podem ser rastreados e encaminhados para o Facebook através do pixel do Facebook.
 
Isto significa que para os anunciantes que sem o consentimento activo no opt-in, apenas eventos de maior prioridade serão rastreados, se o anunciante tiver o optimismo-in activo os anunciantes terão ainda outras restrições como segmentação, entrega, relatórios, entre outros.
 
Quais a limitações para os anunciantes?
 
Vamos mostrar uma visão geral das 3 áreas mais importantes, no que diz respeito a campanhas publicitárias no Facebook.
 
Também é importante realçar que não importa se está a usar o pixel do Facebook ou a API de conversões.
 
Optimização e rastreamento
 
Na optimização e rastreamento, os eventos de conversão estão agora limitados a 8, isto quer dizer que com o opt-in o consentimento para rastreamento, podem ser rastreados até 8 por domínio.
 
Se não tiver o opt-in activo (recusar o rastreamento), apenas o evento de maior prioridade será rastreado.
 
A prioridade do evento, poderá ser feita por si nas configurações do evento do Facebook ou no gestor de anúncio, no entanto antes tens que fazer a verificação do teu domínio.
A Optimização de Valor é importante para eventos de conversão no e-commerce, porque permite 4 a 8 eventos.
 
Em resumo:
 
  • Máximo de 8 eventos de conversão por domínio
  • Com o opt-out, apenas o evento de maior prioridade será rastreado
  • Tem que ser feita a verificação do domínio para serem definidos os eventos
  • Optimização de Valor permite 4 a 8 eventos
 
Atribuição e relatórios
 
A janela de atribuição poderá ser definida previamente no Facebook, por exemplo para 1, 7 ou 28 dias, isto quer dizer que se um utilizadores tivesse clicando no anúncio à 1, 7 ou 28 dias e feito uma compra, essa conversão podia ser rastreada e ainda podia ser rastreada no relatório, a qualquer momento.
 
O Facebook também fez mudanças importantes com a actualização iOS 14 da Apple, por exemplo a janela de atribuição agora só pode ser definida para o máximo de 7 dias após o clique e as conversões são agora reportadas no mesmo dia. Os anunciantes também já não capazes de dividir conversões por sexo, idade, região ou posicionamento no relatório.
 
Em resumo:
 
  • Janela de atribuição 7 dias após clicar
  • As conversões são de forma precisa relatadas diariamente
  • Deixa de se aplicar a divisão por sexo, idade, colocação, etc.
 
Entrega e segmentação
 
Com o opt-in de rastreamento da Apple, existem algumas perdas para os anunciantes, que também afectam a segmentação e a entrega de anúncios. 
 
Também diminuirão os números previamente medidos para eventos, visto que o evento com maior prioridade alimenta os dados de volta ao Facebook, por último mas não menos importante os Custom Audiences vão diminuir devido à falta de dados, o que torna a entrega ao grupo-alvo menos precisa.
 
Sem grandes alterações, permanecem os anúncios dinâmicos, no entanto os domínios de um catálogo devem ser verificados e deve-se certificar que apenas é utilizado um pixel por catálogo.
 
Em resumo:
 
  • O Custom Audience para segmentação torna-se mais pequeno
  • As entregas aos grupo-alvo tornam-se imprecisas
  • Nem todos os eventos vão fornecer dados
  • Anúncios dinâmicos não sofrem alterações
 
O que deve fazer?
 
No seguimento da actualização do iOS 14, como anunciantes deves fazer algumas alterações no Facebook, Business Manager e no Ad Manager, estas alterações incluem, verificação do domínio, selecionar ou dar prioridades aos seus eventos, calcular a variação através da nova janela de atribuição, exportar os seus dados históricos e verificar as suas regras automáticas.
 
Como pode verificar o seu domínio?
 
  • Passo 1 - Aceda ao Business Manager
  • Passo 2 - Clique na área de configurações da empresa
  • Passo 3 - Clique em “Domains” no menu “Brand Safety” e depois clique no botão “Adicionar”
  • Passo 4 - Após clicar no botão “Adiconar”, o primeiro passo é inserir o domínio que quer que seja verificado, de seguida, clique no botão “Adicionar domínio”.
 
Existem 3 opções para verificar o seu domínio:
 
  • Verificação da meta tag - Tem que copiar e colar numa secção do header do seu website.
  • Upload do ficheiro html - Tem que fazer download do ficheiro e carregá-lo no seu servidor, no FTP/ diretório raiz, depois vai para o url do no Facebook.
  • Verificação DNS - Para este opção precisa ter acesso às configurações DNS do seu domínio.
 
Seleção da conversão de eventos e priorização
 
Como já mencionado com o lançamento do iOS 14, existe um total de 8 eventos de conversão, para escolher no Conversão Events.
 
Segue estes passos para definir os eventos:
 
  • Passo 1 - Acede ao Events Manager
  • Passo 2 - Clique em Medição de eventos agregados” e depois carregue no botão “Configurar eventos web”
  • Passo 3 - Criar o seu conjuntos de eventos, ou seja, defina 8 eventos de conversão e priorize-os, para aplicar, carregue no botão “Enviar”
 
Estas configurações podem ser alteradas a qualquer momento. 
 
Calcular o desvio da janela de atribuição
 
Para avaliar melhor os desvios, bem como o desempenho do anúncio das suas campanhas após o update do iOS 14, deve calcular o desvio com a remoção da janela de atribuição de 28 dias e a nova janela de atribuição de 7 dias.
 
O pré-requisito é que já tenha realizado campanhas anteriormente, porque para o cálculo é preciso ter acesso aos dados históricos.
 
Regras automáticas
 
Com a nova actualização, a Apple deu um avanço na protecção de dados, mostramos que os anunciantes agora têm menos ao seu alcance para trabalhar e têm que pensar em novas estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis.
 
São limitações significativas, mas devemos ver estas mudanças como uma oportunidade, porque apesar das restrições o Facebook continua a oferecer ferramentas suficientes para que possa realizar campanhas publicitárias bem-sucedidas.


Partilhar

Novidades recentes