Como aumentar as vendas online?

Como Aumentar as Vendas Online?
A importância de conhecer, definir e potenciar o Funil de Vendas Digital do seu negócio

 

O que é o Funil de Vendas?

De certo já ouviu falar mas não tem bem a certeza de todas as etapas que o compõem?
O Funil de Vendas é uma representação das etapas que os potenciais clientes do seu negócio passam, desde que realizam o primeiro contato com a sua empresa até ao fecho da venda. 

Também chamado de pipeline, devido à sua forma, o Funil de Vendas é um modelo estratégico formado por várias etapas (ou gatilhos), de marketing e vendas, e que têm como objetivo efetivar uma compra.
 

Para que serve o Funil de Vendas?


Com necessidade de ser constantemente monitorizado e revisto, a função do Funil de Vendas é a de encontrar uma estratégia cada vez mais eficaz para transformar interações em vendas.
Quando abordado em contexto Digital, o Funil pode ter várias representações mas a sua lógica é sempre a mesma:


 

  . Visitantes

Acompanhando a tradicional Jornada de Compra (Shopping Journey), no primeiro degrau do Funil Digital, o mais largo, o público tem o primeiro contacto com a empresa que deve aproveitar para, aqui, despertar o seu interesse. Oferecendo, por exemplo, alguns conteúdos, e dando a percepção de existência de um problema ou de uma excelente oportunidade de negócio devem ser definidas estratégias de avanço no Funil a partir de, por exemplo, o preenchimento de um formulário no website.
 

   . Leads
No degrau seguinte, o público ganha consciência de possíveis soluções para o problema mostrado e alternativas para o solucionar. Neste degrau é, então, importante criar um sentido de urgência, apresentando uma solução simples, pautada numa relação de confiança e sem implicar demasiado esforço para avançar para o degrau seguinte.

 

   . Oportunidades

Transformando-se em leads qualificados, ou oportunidades, esta é a fase ideal para apresentar soluções diferenciadoras através dos produtos, serviços e comunicação e de modo a que a decisão efetive a compra.


Como definir o seu Funil de Vendas Digital?

 

Conhecer a jornada de compra online do seu cliente, diminuindo o ciclo de venda e tendo como objectivo fazer uma previsão de novos negócios é fundamental para a correcta construção do seu Funil de Vendas Digital e consequente aumento das suas vendas online.

Construa o seu, em 5 passos:

1. Pense que o primeiro grupo que tem contacto com o seu negócio é bastante heterogêneo e composto, principalmente por curiosos. Esse grupo chegou até si por diversas fontes de tráfego como a pesquisa orgânica ou as redes sociais, por exemplo.

2. Para que se tornem leads será, então, preciso convertê-los através de um formulário online ou Landing Page, por exemplo. Poderá, em troca de algumas informações como o nome e email oferecer cupões de desconto, orçamentos gratuitos, ebooks,... de entre outros.

3. Conseguindo essas informações, e para que avancem no processo de compra, deverá iniciar um relacionamento com esses contactos, enviando-lhes conteúdos regulares e direcionados e até que sinta que estão prontos para avançar no Funil.

4. É, então, nesta fase que a equipa de marketing é substituída pela sua equipa de vendas que deverá procurar as melhores soluções para cada cliente em específico.

 

5. O estímulo à compra de novos produtos ou a recomendação de novos clientes deverá, depois, ser um trabalho contínuo.

 

Dicas para potenciar o seu Funil:

Já conhece a jornada de compras dos seus clientes mas quer potenciar a sua eficiência?
O mais importante é, então, definir formas de medir a produtividade para que possa criar taxas de conversão entre as várias fases.
Conhecendo estes valores e a sua evolução vai conseguir trabalhar a eficiência da estratégia que definiu para cada fase, testando e fazendo revisões aos processos usados.

As ferramentas de CRM poderão ser um excelente aliado para controlar o número de visitantes, leads e oportunidades, fazendo uma gestão de contactos eficiente.

Saiba mais sobre as ferramentas de CRM personalizadas que disponibilizamos



 

Agora que ficou a conhecer melhor algumas formas de definir e potenciar o seu Funil de Vendas Digital invista algum tempo a fazê-lo e a medir os seus primeiros resultados e vendas online.

Ficou com alguma questão? Precisa de mais alguns insights para construir o seu Funil? Contacte-nos! A nossa equipa está disponível para o ajudar a construir um Funil de Vendas eficiente.

Quer saber mais sobre Estratégias de Marketing e Vendas ou ferramentas de CRM?

Subscreva a nossa newsletter.


Partilhar

Novidades recentes